Venâncio “Anciong” Bacon nasceu em 1912, na cidade de Carcar, Cebu, em um período turbulento da história filipina. Ele começou a treinar Eskrima na década de 1920 sob a orientação de Lorenzo Saavedra, mestre do estilo Corto Linear enquanto também estudava boxe e Dumog (luta filipina). Além de adquirir essas habilidades, Bacon também ganhou um grande amigo, Teodoro “Doring” Saavedra, sobrinho de seu professor. Como melhores alunos de Saavedra, Anciong e Doring treinavam duro e se testavam mutuamente, aumentando constantemente o nível da sua escrima. Bacon se destacou por sua velocidade, precisão e inteligência no combate, especialmente por sua capacidade de lutar de perto, o que se adequava ao seu porte físico. O estilo de Bacon foi um reflexo direto de seu treinamento, mas também de sua estatura. Com 1,57m e 54kg ele não era um homem que confiava na força ou no tamanho para dominar os adversários. O estilo Corto Linear combinava bem com ele, permitindo-lhe diminuir a distância e trabalhar dentro do alcance do adversário.
Em 1932, junto a Saavedra e outros mestres, ajudou a fundar o grupo Doce Pares, que se tornou referência na Eskrima. No entanto, desentendimentos internos levaram Bacon a sair do grupo em 1952.
Nesse mesmo ano, no quintal de uma relojoaria em uma pequena rua lateral de Colón, de propriedade de um de seus alunos, que em 1952, Bacon formou um novo clube com outros membros insatisfeitos do Doce Pares.
O nome do grupo vem daquela pequena rua lateral, que recebeu o nome de uma revolta bem-sucedida na região de Manila contra os espanhóis em 1896, que se tornou uma espécie de grito de guerra para o povo filipino: CLUBE DE DEFESA PESSOAL “BALINTAWAK”, dando origem a um novo estilo baseado em combate real e simplicidade eficaz.
Durante as décadas de 1950 e 60, o Balintawak cresceu e foi testado em duelos intensos. Bacon chegou a ser preso por matar um agressor em legítima defesa, sendo libertado em 1971. Nos anos seguintes, orientou discretamente os praticantes de sua arte até sua morte em 1981.
O Balintawak, seu legado, permanece vivo e é praticado em todo o mundo como uma arte marcial prática, direta e profundamente conectada à história filipina.
Gostou? Venha treinar conosco!
Social Chat is free, download and try it now here!